Exposições na Alesp revelam esculturas e pinturas abstratas e de momentos de epifania de artistas
22.11.22
Exposições na Alesp revelam esculturas e pinturas abstratas e de momentos de epifania de artistas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sedia duas exposições artísticas até o início de dezembro: a exposição "Revelações", que reúne 16 artistas, e a "Caminho da Arte", dos artistas Gisele Faganello e Marcelo Neves. A entrada dos visitantes é gratuita e pode ser feita das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de dezembro (Revelações) e 2 de dezembro (Caminho da Arte).

A exposição Revelações começou nesta terça-feira (22) e reúne pinturas de momentos de epifania ou de situações do dia a dia. Os artistas desta mostra usam de suas literacias individuais para apresentar ao público suas "Revelações", sejam de cunho epifânico ou forense. As artes estão no Espaço Cultura 5º Centenário, no andar monumental do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista.

Já a exposição "Caminho da Arte" une a abstração de cores e texturas com os detalhes reais do corpo humano. Ela foi lançada na noite desta segunda-feira (21), no Hall Monumental da Alesp, e segue aberta à visitação até o dia 2 de dezembro. A mostra conta com 30 pinturas abstratas da artista Gisele Faganello, de variados tamanhos e técnicas, e com oito esculturas de anatomia humana de Marcelo Neves, em resina e bronze. A visitação também é grátis e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O abstrato de Gisele Faganello

De Catanduva, no interior de São Paulo, a artista visual Gisele Faganello tem ganhado destaque nos cenários nacional e internacional. Assinando exposições em diversas partes do mundo, ela conta com várias premiações. Em maio deste ano, por exemplo, a pintora foi a única brasileira contemplada, em Milão, na Itália, com o Prêmio da Crítica, por sua obra "Destino I", exposta na Mostra Internacional de Arte Contemporânea "L?arte Tutela La Natura e L'umanità" (A Arte Protege a Natureza e a Humanidade).

Com traços abstratos, a artista conta que a sua aposta na intensidade das cores tem contribuído para que cada pessoa encontre sentidos fortes perante as suas obras. "As cores são o que está mais em evidência. Por meio delas, é possível fazer até mesmo tratamento de saúde, como com a cromoterapia [terapia das cores]. Então, quando nós movimentamos as obras com as mais variadas cores e formas, isso causa sensações diversas, comunicam fortemente", comenta, destacando o seu desejo de expandir o alcance de suas obras para além dos grandes centros.

 

O corpo real de Marcelo Neves

Em contraste com o abstrato presente nas pinturas, a aposta do escultor Marcelo Neves é na exploração dos detalhes reais da anatomia humana. Morando em São Paulo há quase quatro décadas, mas sendo natural de Pernambuco, o artista lança em seus trabalhos as referências corporais de pessoas com as quais teve contato ao longo da vida, como sua mãe, evidenciando traços que muitas vezes são estigmatizados.

Quem visitar a exposição, por exemplo, encontrará o corpo gordo em atividades nem sempre a ele associadas. "Eu me baseio muito no cotidiano das pessoas, no viver. Com isso, busco valorizá-las nas formas que as representam. A minha alegria é mostrar que uma pessoa gorda pode levitar, ir a um balanço, pular corda, ser o que ela quiser", conta, fazendo menção a algumas de suas obras expostas.

Pintura e escultura

Apesar de fazerem parte de processos criativos diferentes, as pinturas e as esculturas foram unidas na mostra por um objetivo específico. "Queremos mostrar que os vários tipos de manifestações artísticas se cruzam em vários momentos. Até por isso o nome da exposição é ?O caminho da arte?", explica a curadora da mostra, Rosi Cavenaghi.