Artista catanduvense Gisele Faganello volta a expor em Milão
02.09.22
Artista catanduvense Gisele Faganello volta a expor em Milão

Por Da Reportagem Local | 02 de setembro, 2022
     
 
A artista visual catanduvense Gisele Faganello possui obras em diversas cidades da região e, com frequência, seus trabalhos compõem exposições em outros países. Neste mês, ela apresentará quatro obras de sua autoria na exposição 'Arte & Cavallo', no prestigiado Hipódromo San Siro Gallopo, em Milão. O evento tem curadoria de Roseli Crepaldi e apresentação de Giada Eva Elisa Tarantino, pela Galleria Milanese.  
Premiada pela crítica em mostra na Itália, em maio último, a artista foi selecionada para fazer parte do grupo de artistas de várias partes do mundo que se apresentará nos dias 24, 25 e 28 de setembro no Snai San Hippodrome, única instalação equestre do mundo declarada um “monumento de interesse nacional”.   

Construído em 1920, o local há mais de um século tem sido um dos palcos equestres mais prestigiados. As pistas de corrida são consideradas entre as mais seletivas do mundo.  
Gisele comenta que, na entrada da Piazzale dello Sport, em frente ao Snai San Hippodrome, há uma das maiores estátuas equestres do mundo, o Cavalo de Leonardo, feito pela escultora americana Nina Akamu, cujo trabalho foi inspirado nos desenhos originais de Leonardo da Vinci. A obra original foi concebida em 1482 pelo gênio toscano depois de ter sido encomendada por Ludovico il Moro, Duque de Milão, que queria dedicar a obra à memória de seu pai Francesco.  

Como curiosidade, Gisele conta que o coração pulsante de San Siro, a Palazzina del Peso, é o ponto focal de todos os espaços do autódromo de Galope de Milão onde os proprietários, treinadores, criadores, jóqueis, comissários e jurados têm “base” dentro do prédio, assim chamado porque, antes e depois de cada corrida, o jóquei e sua sela são verificados para garantir que seu peso corresponde ao que é esperado para cada corrida individual.  

Envolvida por esse cenário, a Galleria Milanese desafiou artistas de todo o mundo a encontrar sua musa na forma de um corcel e retratá-lo da maneira mais gloriosa possível. A maioria das obras inscritas será com o tema Cavalo e também haverá obras com tema livre/abstrato. “Será uma tela em acrílico, técnica mista, e três telas em aquarela, técnica mista também”, explica Gisele sobre seus trabalhos.   
A catanduvense também foi selecionada para a mostra anual de arte em benefício da Casa de Apoio da Granja Viana, que será realizada de 13 a 25 de setembro no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, São Paulo, para o Salão de Arte Casa de Apoio 2022.  

AGENDA CHEIA  
No início de setembro, de 9 a 19, Gisele Faganello levará uma de suas obras para a exposição coletiva 'Arte sem Fronteiras', na Galleria La Pigna, em Roma, como antecipado pelo jornal O Regional.

O evento tem curadoria de Ligia Testa e Sandra Setti. Para essa mostra, Gisele escolheu a obra contemporânea 'Contexto Brasileiro', um acrílico sobre tela, que se junta a trabalhos de outros 23 artistas plásticos brasileiros que se destacam com diferentes técnicas. 

AUTOR
Da Reportagem Local
Redação de O Regional.
Outras notícias de Da Reportagem Local

Fonte: O Regional