Artista de Catanduva participa de três mostras internacionais em dezembro
01.12.23
Artista de Catanduva participa de três mostras internacionais em dezembro

Gisele Faganello participa em dezembro de três mostras internacionais

  

A catanduvense Gisele Faganello é a única artista plástica da região de Rio Preto expondo suas obras em exposições internacionais, neste mês de dezembro, em três países: Estados Unidos, Espanha e Portugal. A versatilidade dessa artista visual encanta admiradores de arte e arquitetos de várias partes do mundo. Ela expõe suas obras na Mostra Spectrum, em Miami nos Estados Unidos, numa mostra coletiva de artistas brasileiros; a ImagemArte, em Barcelona, na Espanha; e na Sextante Arte, em Cascais, cidade balneária na região metropolitana de Lisboa, em Portugal.

Desde criança, quando estudava na escola Barão do Rio Branco, em Catanduva, Gisele sempre despertou interesse pelas aulas de artes e tudo que envolvia cultura artística. Além dos trabalhos artesanais, ela fez parte da Banda Marcial do Barão do Rio Branco.

Com experiência de mais de 30 anos na imprensa regional, trabalhando em jornais e revistas, Gisele também atuou como guia turística para a Stella Barros, agência que popularizou no Brasil as viagens para a Disney, levando centenas de grupos brasileiros para conhecer os atrativos de Miami e Orlando. E foi viajando para os Estados Unidos que ela começou a se interessar ainda mais pelas artes visuais.

“Minha irmã, Gislaine, que faleceu num acidente de carro, pintava telas no estilo acadêmico e passei a observar que lá fora a arte abstrata fazia sucesso e era muito bem aceita em todos os lugares”, contou Gisele, em entrevista, por telefone para a Folha2. Ela criou o site Passeios e Roteiros onde dá dicas de viagens, melhores hotéis e roteiros para passeios maravilhosos. “A gente viaja, mas também faz arte”, explica, contando que começou a pintar despretensiosamente produzindo algumas telas para decorar o consultório médico do seu marido. Mais aí começaram a surgir encomendas e mais encomendas de seus quadros. “Teve um período que nem final de semana, para descansar, estava tendo mais em minha vida”.

Multiprofissional, Gisele se dedica a fazer o melhor em tudo que se propõe a fazer. Além das pinturas, também trabalha com esculturas e ajuda como jornalista e “merchan” na divulgação de obras de outros artistas. Suas pinturas e esculturas, reconhecidas no Brasil e no exterior, fazem parte do cotidiano da artista, que além de jornalista, também possui formação em Engenharia.

Harmonização de ambientes

Com todo esse conhecimento multidisciplinar, a arte, em todas as suas facetas, inspira Gisele, que propõe integrar harmoniosamente a decoração dos ambientes. Ela acredita que suas pinturas e painéis dão personalidade aos ambientes e complementam projetos decorativos desenvolvidos por arquitetos. “Muitos arquitetos de destaque exaltam a arte, combinando peças artísticas com decoração de maneira harmoniosa e esplêndida”, afirma.

Gisele informa que a arte contemporânea invadiu todos os espaços e valoriza os ambientes e os artistas que vem produzindo com qualidade no Brasil. “Eu que viajo muito pelos Estados Unidos e Europa posso garantir que não perdemos em nada, em termos de arte abstrata, para os artistas de fora”, afirma. Ela se sente privilegiada por ver sua arte em várias residências não só no Brasil como no exterior. “Temos recebido ultimamente muitas encomendas de Nova Iorque”. Por onde seus quadros passam, os resultados após as exposições, com o reconhecimento do público, são cada vez maiores e mais surpreendentes. Seus quadros estimulam a interação e a reflexão.

Para Gisele, pintura, escultura e arquitetura sempre se complementaram. “Embora diferentes em essência, estão ligados pela inspiração, pela criatividade e, principalmente, pelos sentimentos que despertam naqueles que contemplam as obras”.

Spectrum Miami

A Spectrum Miami, onde Gisele Faganello estará expondo algumas de suas obras, é o evento mais importante da Semana de Arte de Miami. Em sua 13ª edição, a Spectrum Miami será realizada de 6 a 10 de dezembro no chamado coração do moderno distrito artístico, conhecido como Wynwood, que apresenta uma lista internacional de artistas e galerias que exibem trabalhos, cujos preços de venda variam entre US$ 500 a US$ 20.000.

Wynwood oferece a oportunidade para alguns passeios emocionantes, incluindo fácil acesso às galerias mais importantes do país, bares badalados e os melhores restaurantes de Miami. Além disso, sua proximidade com o Aeroporto Internacional de Miami, a estrada I-95, que liga de norte a sul na costa Leste norte-americana, e todos os bairros mais influentes culturalmente do Miami Beach torna o local bastante desejado pelos apreciadores da arte moderna.

Gisele Faganello já participou de outras edições desta feira, que é uma das mais importantes do circuito de artes contemporâneas do mundo. Fazer parte do elenco de artistas que a MN Art Gallery apresenta neste ano só intensifica ainda mais a projeção de Gisele Faganello no mundo das artes modernas.

“Estive muitas vezes em Miami e sabemos que a Grande Miami e Miami Bech são reconhecidas mundialmente por ser um paraíso metropolitano repleto de museus de arte moderna e uma mirade de atrações emocionantes que inspiram e cativam moradores e visitantes”, explica.

Mais informações sobre o trabalho da artista Gisele Faganello podem ser acessado pelo seu site, clicando aqui 

 

Fonte: Folha2