Artista ganha destaque em anuário
22.12.21
Artista ganha destaque em anuário

Obra de Gisele Faganello ilustra capa da 4ª edição da publicação Arq+Decor

Da Redação21/12/2021 às 23:16.
Atualizado em 21/12/2021 às 23:32

 

A artista visual catanduvense Gisele Faganello teve um de seus trabalhos como capa da 4ª edição do Anuário Arq+Decor, uma das mais importantes publicações sobre o universo da arquitetura, engenharia e design do País, lançada no último mês, com seis mil exemplares distribuídos para região de Campinas.
A capa da edição deste ano conta com a releitura feita pela artista da obra “Operários”, de 1933, da pintora brasileira Tarsila do Amaral. Segundo a artista, a tela de Tarsila traz uma forte temática social, retratando os 51 operários da indústria, em um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores da classe vulnerável, explorada e sem acesso às leis que os defendessem.

Gisele participa de um grupo de artistas da Galeria Arqtus, de Ligia Testa, e antes de ter o seu trabalho na capa do anuário, estava participando de um projeto que confeccionava tampas de caixa de madeira, estilo pop-art, para que fossem entregues aos arquitetos e decoradores do Arq+Decor.
Durante esse processo, Ligia conheceu a releitura que tinha feito da obra de Tarsila, gostou tanto do trabalho e fez o convite para a pintura ser capa do anuário. “Eu troquei as chaminés da fábrica por antenas parabólicas com drones, porque é a nossa versão hoje, do que seria as pessoas trabalhando. E a curadora do anuário gostou tanto dessa releitura e pediu para esse trabalho ser a capa deste ano”, comenta.

A releitura de obras de arte é um recurso usado para diversos fins e a proposta da catanduvense foi homenagear uma mulher focando nela a revisão de sentidos. “Nosso grupo de artistas tem muito dessa coisa de fazer referência e reverência a mulheres importantes, estimulando, desta forma, o aumento da representatividade feminina no segmento da arte. Assim, fui escolhida, uma mulher, para referendar outra mulher: Tarsila, ícone da pintura brasileira, cujo sentido de consciência social aparece com significância em seu trabalho”, enfatiza.
Expoente das artes visuais e artista múltipla, Gisele Faganello ganhou projeção nacional e internacional ao longo dos seus quase 30 anos de carreira.