Gravuras de Tomie Ohtake destacadas por Gisele Faganello
04.09.21
Gravuras de Tomie Ohtake destacadas por Gisele Faganello

A exposição virtual assinada pela Galeria Ligia Testa sediada em Campinas, interior de São Paulo faz grande sucesso porque destaca uma das principais representantes da arte abstrata no Brasil, Tomie Ohtake, nipo-brasileira (1913-2015) que teve, em vida, obras expostas em quase todas as grandes instituições de arte do país, com dezenas de mostras individuais ou coletivas.

A produção é da artista Gisele Faganello, que além de artista visual, também tem muita habilidade na criação de matérias para sites e jornais virtuais. Jornalista, Gisele mantém suas atividades em constantes criações virtuais, evidenciando o trabalho de artistas que admira, como no caso, Tomie Ohtake.

Gisele se sente gratificada pois é um imenso prazer criar uma exposição para uma artista de grande destaque como Tomie, diz. Conta que para ela representa que faz parte um pouco do mundo dela. Se imagina sendo coadjuvante de seus trabalhos que tanto admira.

Tomie Ohtake
Tomie Ohtake

O enorme reconhecimento de Tomie Ohtake culminou, na construção do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, um dos principais centros de artes plásticas da capital do estado, São Paulo, e no recebimento de vários prêmios e condecorações no País.

Gisele é também responsável pela redação de alguns websites jornalísticos e para algumas galerias de arte como a de Ligia Testa, onde usa a plataforma alemã Kunstmatrix para criar exposições; igualmente para os trabalhos da marchand e produtora cultural, luso-brasileira, Maria dos Anjos Oliveira. Além de escrever a cerca de 10 anos para a revista Middia Magazine que tem circulação regional no interior de São Paulo.

Trafegar por diferentes plataformas de divulgação da arte para mim é um privilégio, acrescenta Gisele. Diz que a oportunidade de conviver mais intimamente com artistas de vários segmentos também a gratifica e faz com que sua percepção pelo mundo artístico se amplie. Nas feiras internacionais que participa expondo suas obras artísticas, mostrando seu trabalho, Gisele conta que nota que a imprensa do pais deixa muito a desejar, uma vez que tem excelentes artistas brasileiros desenvolvendo trabalhos com muito destaque e mereceriam um olhar diferenciado da mídia.

Quem desejar adquirir uma gravura de Tomie Ohtake é só acessar o site da exposição.