Obra de Tarsila do Amaral ganha releitura em capa de Anuário de Arquitetura e Decoração
07.12.21
Obra de Tarsila do Amaral ganha releitura em capa de Anuário de Arquitetura e Decoração

A capa da edição do Anuário Arq+Decor 2021 é uma releitura da obra Os Operários – criada em 1933 pela pintora brasileira Tarsila do Amaral –, assinada pela artista visual Gisele Faganello, de Catanduva, uma das artistas representadas pela Galeria Arqtus-Lígia Testa. A tela de Tarsila traz uma forte temática social, retratando cinquenta e um operários da indústria em momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, classe vulnerável, explorada e sem acesso a leis que a defendessem propriamente.

Expoente das artes visuais e artista múltipla, Gisele Faganello é um talento nato da cidade de Catanduva que ganhou projeção nacional e internacional ao longo de sua carreira. Com um ritmo frenético de atividades, a artista conquistou reconhecimento e sua trajetória pode ser apreciada em painéis e esculturas expostas em espaços diversificados ao alcance do público.

A arte desenvolvida por ela tem como característica o uso de materiais diversos e combinações entre diferentes técnicas, o que revela toda a sua potência e personalidade. Na verdade, Gisele conta que atendeu a uma solicitação da sua galerista Ligia Testa, que colocou o foco de sua atividade numa releitura de uma das obras de Tarsila do Amaral – Os Operários –, revista depois de longos anos na modernidade que passa nosso país. Uma tacada de mestre, diga-se. “Ligia é assim: mega antenada com a arte nos mínimos detalhes”, conta a artista. “A releitura de obras de arte é um recurso usado para diversos fins; minha proposta foi homenagear uma mulher focando nela a revisão de sentidos”. Gisele acrescenta: “Nosso grupo de artistas – representado por Ligia Testa – tem muito dessa coisa de fazer referência/reverência a mulheres importantes, estimulando, desta forma, o aumento da representatividade feminina no segmento da Arte. Assim, fui escolhida, uma mulher, para referendar outra mulher: Tarsila, ícone da pintura brasileira, cujo sentido de consciência social aparece com significância em seu trabalho”.

Inserido no mesmo anuário, Ligia Testa se uniu a Carmen Saucedo, a publisher do Circuito Arq+Decor, destacando vários amigos artistas que pintaram, cada qual em seu estilo, as tampas destas caixas. “Algumas serão mostradas em matéria dentro do anuário, mas outras, só quem for receber é que se deliciará com um conteúdo tão profissional e artístico. De minha parte, só devo agradecer… à Ligia sempre destacando minha atividade artística, me impulsionando em novos desafios, e à Carminha Saucedo, por acreditar na qualidade de nossas atividades”. Artistas que fazem parte da ação: Adalgiza Vaz | Isis Kosta | Fernanda Carvalho | Duda Clementino | Karol Coelho | Flavia Pircher | Leoni | Gisele Faganello | Luisa Libardi | Lidia Madeira | Ciça Testa | Nada Vilas.