Lígia Testa representa os artistas participantes da 4ª edição anuário Arq+Decor
07.12.21
Lígia Testa representa os artistas participantes da 4ª edição anuário Arq+Decor

Artistas representados pela galerista Ligia Testa, Galeria Arqtus, de Campinas, participam do projeto Arte na Caixa, caixas especiais para a entrega da 4ª edição do anuário Arq+Decor da empresária Carmen Saucedo.
Lígia Testa é defensora das possibilidades possíveis entre design e arte. É um movimento interessante para ambas as partes, principalmente porque a arte deixa de ser apenas contemplativa para ganhar funcionalidade, enquanto o design faz a “beleza põe mesa”.
Quando recebeu o convite da empresária, Lígia viu a oportunidade de colocar em prática sua visão.

“Sentimos juntas, ali, excelente ocasião para um projeto curatorial contemplando a arte funcional!”, conta.
Juntou-se ao projeto doze artistas representados pela galerista, que abraçaram a oportunidade.

“Aquele objeto se torna arte, bonito de se olhar, de contemplar e, ao mesmo tempo, continua mantendo sua função de guardar algo, quem sabe documentos, maquiagem ou joias”, exemplifica Lígia.

A presença da arte na decoração sempre contou com relevância, mas com a pandemia e as restrições de isolamento, isso ficou ainda mais flagrante.

“As pessoas passaram a ficar muito tempo em casa, percebendo mais claramente a importância de um espaço bem decorado, aconchegante e belo. Pinturas, fotografias, colagens, desenhos, gravuras, esculturas… São elas – as obras de arte – que tornam o ambiente exclusivo”, afirma.

“É hora de aculturar designers e arquitetos de maneira que não deixem de incluir em seus projetos a arte. Eles precisam se ver como artista do espaço, da mesma maneira que a pintura é a arte da cor, a música é a arte do som, a escultura do volume e a dança do movimento. Diante deste cenário os doze artistas foram desafiados a criar obras atendendo aos dois objetivos principais: arte e design. Assim surgiu a Arte na Caixa – que tornou a tampa um novo suporte da arte, diferentemente de telas ou papéis, e com função definida. Ou seja, é arte funcional – ou seria design contemplativo?”.
Participam do projeto os artistas Gisele Faganello (que também assina a capa do anuário), Adalgiza Vaz, Ciça Testa, Duda Clementino, Fernanda Carvalho, Flávia Pircher, Isis Kosta, Karol Coelho, Leoni, Lídia Madeira, Luisa Libardi e Nanda Vilas.

O anuário é direcionado para profissionais de arquitetura, designer de interiores e paisagistas de Campinas e região metropolitana.

Galeria Arqtus | Espaço de Arte Ligia Testa (Av. Dr. Heitor Penteado, 1611 – Taquaral – Campinas – SP – em frente a Concha Acústica)

 

Fonte: Mondo Moda